sábado, 19 de fevereiro de 2011

O Bicho Da Seda


 Bombyx  mori, ou mais conhecido como bicho da seda, foi descoberto há cerca de 5 mil anos pelos chineses. Desde então a cultura foi passada por diversas partes do mundo. Hoje, o Brasil é um dos maiores produtores de seda do mundo.


 Neste blog vamos falar sobre esse fascinante ser tão importante e curioso para o mundo.




Hábitos Alimentares
 O bicho da seda tem como base de sua alimentação folhas de amoreira, as lagartas mais jovens tem preferência por folhas mais seletas para impulsionar seu desenvolvimento.
 

 
Ciclo

O período em que vive a lagarta é dividido em cinco fases ou idades.


Quando atinge o tamanho que varia de sete a oito centímetros e não come mais, o bicho da seda deve ser transferido para o "bosque" um suporte para o inseto tecer o fio. Num movimento constante da cabeça, a lagarta produz um casulo em volta de si, a partir de um fio contínuo de cerca de 1,2 metro.

 Desde seu primeiro estágio até o mais desenvolvido, o bicho da seda aumenta aproximadamente 10.000 vezes de tamanho.
O estágio adulto deste inseto é conhecido como Mariposa, ela não se alimenta e nem bebe, sendo um estágio que se dedica a reprodução da espécie.
 
A mariposa fêmea, após a cópula, deposita aproximadamente 500 ovos. A eclosão deles, gerando larvas, leva de 1 a 3 semanas. Este estágio de vida dura cerca de 10 a 16 dias.
O bicho da seda, quando nasce, possui aproximadamente 2,5 mm e durante seus primeiros 40 dias de vida, come sem parar. Os estágios do inseto são:
. ovo
. larva (ou lagarta)
. pupa (ou crisálida)
. inseto adulto (ou imago)

 Do ovo eclode uma pequenina Lagarta, com cerca de 3mm. de comprimento. As lagartas demoram cerca de 7 a 21 dias para sairem do ovo. Esta apresenta um corpo escuro, devido aos pelos pretos. Conforme a lagarta vai crescendo os pelos escuros são absorvidos e seu corpo torna-se claro. Neste estágio do ciclo de vida a lagarta cresce bastante e tem que trocar o seu exoesqueleto.

O ciclo de desenvolvimento do bicho da seda vai da eclosão do ovo até a transformação da lagarta em mariposa.





2 comentários:

  1. Nós, do colégio Marquês de Monte Alegre, visitamos o blog de vocês e adoramos!!!!!!!

    Ass.: 4° ano B- TARDE- Prof Elisa

    ResponderExcluir
  2. Nós, do 3° C , do Colégio Marquês, adoramos o seu blog e gostariamos que você colocasse mais fotos e falasse mais sobre o bicho- da- seda e as roupas feitas com a seda.

    Ass.: 3° ano C- TARDE- Prof. Elisa.

    ResponderExcluir