segunda-feira, 21 de março de 2011

Diário de pesquisa 4

21/03 - Hoje eu acho que entendi um dos motivos das lagartas morrerem, no ciclo do bicho da seda, a fase da lagarta é dividida em 5 partes, cada fase, ela cresce e sai a pele dela (ou troca de muda), algumas delas morriam quando estavam trocando de pele, muitas conseguiram, porém, algumas delas tinham dificuldades e por causa dessas dificuldades morriam pelo esforço, é muito triste, mas eu tirei foto de uma que morreu fazendo esforço e eu não pude fazer nada, das outras que conseguiram eu também fotografei e vou postar aqui, a pele escura sai e elas ficam bem branquinhas, como elas ficam maiores o cocô também fica.
Pesquisamos no google para saber mais  sobre o motivo para elas morrerem, achei um estudo sobre isso:
Doenças:
Pebrina: Protozoário (Nosema Bombycis)
Infecção: Transmitida aos ovos pela mariposa mãe, lagartas por via oral e folhas infestadas.
Sintomos: Os ovos são facilmente descolados do substrato de postura, são postos uns sobre os outros de forma amontoada, as lagartas apresentam manchas pretas no corpo ficam inativas, vagarosas, pálidas, cessam a alimentação e crescem menos.
No link abaixo há outros tipos de doenças das lagartas, eu escrevi apenas uma, porque explica um pouco sobre o motivo de algumas lagartas que eu cuidei  morrerem.


Hoje também a tia Sandra Kodama nos emprestou a amoreira dela, minha mãe foi com a tia Cintia buscar na casa dela e já replantamos em um vaso que vamos levar na Mostra de Ciências!!!  MUITO OBRIGADO TIA SANDRA!!! Agora você também faz parte do nosso TDC!!!

Ela fica se contorcendo até a pele sair




Aqui a pele já soltou totalmente

Eu coloquei um galho e essa lagarta foi mais esperta, com o seu fio de seda ela grudou a pele no galho e conseguiu tirar mais facilmente.

Outra lagarta se contorcendo para tirar a pele


Coloquei esse galho e rapidamente elas subiram nele


É muito triste, mas essa lagarta morreu fazendo esforço tentando tirar a pele, dá para perceber que a parte da cabeça  é mais branca porque conforme ela se movimenta a pele vai indo para trás e solta


Essa lagarta ainda não trocou a pele, repare que a cabeça dela ainda é pequena e bem escura






Onde estão as lagartas? 

Consegue perceber?...

Aqui tem uma pendurada na folha e comendo!!!

Tia Sandra Kodama nos emprestou a árvorezinha de amora dela,  muito obrigado!!!

2 comentários:

  1. Que interessante, voce foi muito observador para perceber isso. Acho que isso é o que chamamos de seleção natural, não? Aqueles mais aptos e fortes sobrevivem. Muito legal as fotos ilustrativas que voce postou.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado! Tia Lou, esperamos todos em nossa mostra científica!

    ResponderExcluir